setembro 28, 2004

Educação

Ontem comentei com a Lady Sianna o tema do post que se segue. Mostrei-lhe um ponto de vista que, mais tarde, acabei por ver que não era o mais correcto. No entanto, assimilei a opinião da minha companheira e formulei uma crónica na minha cabeça. Falar, do ponto de vista de um cidadão e, mais ainda, um estudante, da educação no nosso país é algo de muito delicado.
Nos últimos tempos tenho andando esgotado física e psicologicamente com o meu horário escolar. Esta sobrecarga - obviamente - reflecte um cansaço muito grande em mim mas, de qualquer das maneiras, apesar cansado, aqui o post sobre o qual eu tenho andado a reflectir...

O sistema de educação nacional é, muitas vezes, acusado de ser negligente, aburdo e ineficaz. Será? As múltiplas acusações de que é alvo serão, na sua totalidade, verdadeiras?
Hoje em dia a camada estudantil não possuem qualquer tipo de interesse pela escola. Consideram-no uma "seca", um fardo que têm que carregar para se "desembaraçarem". É uma atitude, na minha opinião, lamentável. Quantas vezes já não ouvi - da boca dos meus colegas - que a escola só devia preparar para aquilo que nós queremos ser. Traduzindo por míudos, a escola nem devia existir. Existe uma notória falta de motivação por parte dos alunos nos nossos dias. Mas isto é algo que, para ser compreendido na íntegra, tem que ser dissecado:
-Numa primeira abordagem há que frisar o suprasumo dos problemas, isto é, a falta de bases. O desinteresse aliado à preguiça enquanto se frequenta o ensino primário e de 2º ciclo faz desmoronar as bases principais das matérias. Isto reflecte, posteriormente, uma falta de cultura geral imensa e, por vezes, vergonhosa.

-Por outro lado temos os maus hábitos dos alunos; a grande maioria pensa que os tpc's são supérfluos - exercícios e leituras fazem-se nas aulas. Entrando como uma agravante, existe a falta de hábitos de leitura. Lembro-me, de num filme até recente, alguém dizer que o livro marca o início da idade do pensamento. Ler incute-nos hábitos de leitura, maior vocabulário e - consequentemente - maior facilidade na estruturação e compreensão de textos.

-Em último lugar, e sendo de igual importância que os outros dois tópicos, temos a falta de responsabilidade. Os estudantes em Portugual, em grande parte, são irresponsáveis e não estão cientes da importância da sua educação. Ela constitui a formação que irá reger as suas vidas e, mesmo assim, não há uma tomada de consciência. Friso novamente a atitude de que a escola é algo que não devia ser obrigatória e que só existe para "ocupar" tempo.

Tendo em conta tudo isto, podemos culpar o sistema? Eu acho que não. Na nossa reforma está estipulado que o alunos devem estudar e os professores tirar dúvidas. É um bom sistema que, caso fosse aproveitado pelos alunos, desde cedo e na íntegra, faria com que o desempenho escolar fosse muito bom. Aqueles casos de bons alunos, conhecidos por marrões, são os daqueles que, simplesmente, aproveitam as condições que o sistema dá. É tão simples quanto isto. Porém, e muito infelizmente, há casos genuínos de deficiências no sistema de ensino. Falo, pois, das escolas em zonas mais degradadas. Aí, os factores que influenciam o desempenho do aluno são outros e bem mais graves. Mas, normalmente, a escola funciona bem.

Qual é a solução? A minha geração já está perdida. As que vêm aí não sei. O que eu sei é que a preparação tem que ser muito cuidado logo no início da carreira de um estudante. Incutindo-lhe hábitos de estudo, de raciocínio. Digo eu... Ou o problema será mesmo do sistema?

Publicado por Downthesun em setembro 28, 2004 07:18 PM
Comentários

Não excluindo algumas falhas do sistema educacional, como a falta de apoios às escolas para as necessidades básicas - qto mais para projectos que partam dos alunos-, a falta de algumas matérias, entre outros que me levariam demasiado tempo a enumerar!
Mesmo assim, se os alunos se esforçassem mais talvez desse melhores resultados! Estou farta do aluno "coitadinho" que o obrigam a trabalhar...
Não sei como se ensina alguém a estudar, mas que existe quem estude e tire o meçhor partido do ensino que tem.. existem!

Afixado por: Lady Sianna em setembro 28, 2004 08:56 PM

tinha escrito um post enorme, mas faltou a luz, e fiquei sem ele...

Seja como for concordo contigo, mas deixa-me acrescentar que os únicos desinteressados não são os alunos. Os professores também são grandes culpados, muito por causa do argumento que ouvi tantas vezes no secundário "Eu ganho o mesmo quer vocês passem ou chumbem". Não ouço esse argumento no ensino superior porque é uma coisa que está sub-entendida. Mas há honrosas excepções a esta regra, e é notória a melhoria do aproveitamento dos alunos, quando o professor deixa de ser só professor, e passa a ser um amigo. Nem que seja porque os alunos perdem alguma da vergonha para fazerem perguntas.

Não podemos agora obrigar toda a gente a importar-se, mas bastava alguém dar alguns passos nessa direcção...digo eu.

Mas o problema não passa só por aí. Entre governos que preferem ocupar o seu tempo com "street-racers" e barcos do aborto, e representantes universitários mais preocupados com praxes do que outra coisa qualquer...tens toda a razão...a nossa geração já está perdida.

Afixado por: gato preto em setembro 29, 2004 06:47 PM

O problema não é, totalmente, do professorado. Existem, como é óbvio, alguns desses casos em que os professores estão lá para fingir e conseguirem o ordenado no final do mês. Mas, o cerne do problema, será sempre o que foi descuidado no passado e que, infelizmente, continua a ser negligenciado. Obrigado pelo comentário :)

Afixado por: downthesun em setembro 30, 2004 11:02 PM