setembro 13, 2004

Aborto - uma visão pessoal

Ao longo dos anos a minha opinião sobre o aborto em nada mudou. Nunca achei que um feto fosse um ser vivo com capacidade de inteligência ou memória, e como tal nunca me pareceu crime o facto de uma mulher interromper a gravidez. Sempre me pareceu indecente o facto de o casal, especialmente a mulher, não puder legalmente escolher entre o aborto ou o filho, e em vez disso o Estado escolher pela vida de um feto que será uma criança que ele não vai alimentar!

Mas o que realmente me choca no meio desta polémica toda é o facto de as pessoas que são contra a despenalização do aborto acharem que, pelo facto de o aborto não ser ilegal, as mulheres vão sair por aí a abortar dia sim dia não. Mas essas pessoas não percebem que a maior barreira ao aborto não é a ilegalidade da questão, mas o dilema moral das pessoas?!
Nunca me vi obrigada a tomar esta decisão, mas já acompanhei amigas que tiveram de decidir. Houve quem decidisse ficar com a filho, houve quem abortasse.. mas em nenhum dos casos é fácil, principalmente quando tudo feito "às escondidas" dos pais! Não posso falar por mim, mas pela angústia que lhes vi estampada nas caras! A escolha é sempre deseperante, não interessa a idade da rapariga/mulher, todas elas sentem a responsabilidade de uma futura vida dentro delas, todas elas sentem que têm de decidir.. decidir por algo que não elas!
Quem decide manter a criança invariavelmente vê toda a sua vida mudar, o crescimento repentino e indesejado, os sonhos que se vêm alterados, os objectivos de vida que passam agora por outra pessoa... tudo muda e muitas vezes não está lá ninguém para ajudar. Quem decide abortar.. bom, primeiro é a questão do dinheiro, depois todos os perigos inerentes à ilegalidade e às questões de saúde, o perigo da morte... e a dor da recuperação! Mas como me dise uma amiga que abortou, "O pior não é o processo em si, é tomar a decisão e depois viver com todos os fantasmas! Nuca se esquece que se abortou!"

Será que quem defende a não despenalização acha que as mulheres não ponderam a sua situação?! Ou será que acham que ao tornar o aborto ilegal as mulheres já não têm de decidir nada?! Será estupidez, pura hipocrisía ou inocência?! Será que essas pessoas não percebem que, com a despenalização, a única diferença seria um ligeiro aumento dos números inoficiais do aborto, e a devida orientação médica às mulheres?! Será que essas pessoas não sabem que, para qualquer mulher, a morada duma clínica de aborto fica á distância de um telefonema para uma conhecida?!
Pessoalmente, e com as condições de vida que tenho, não abortaria, não seria capaz, mas essa seria a minha decisão, uma decisão tomada sobre o meu corpo, a minha vida e um feto... e não a decisão de um qualquer Estado!

Publicado por Lady Sianna em setembro 13, 2004 02:47 AM
Comentários

Concordo em tudo que dizes, mas infelizmente este problema esta nas mentalidades das pessoas... não é apenas neste assunto que acontece isto, é em muitos mesmo e sinceramente ja percebi que as mentalidades so se mudam se se quizerem ser mudadas, caso contrario por mais que se tente não se mudam.

Afixado por: blackhearted em setembro 13, 2004 02:23 PM

Epah... isto é um problema que dá pano para muitas mangas... eu estou de acordo contigo em todos os sentidos. Acompanhei casos de amigas minhas nas mesmas circunstâncias, uma delas com 14 anos que engravida e os pais põem-na na rua, se não fossem uns primos dela a darem-lhe a mão sabe-se lá onde ela estaria. Epah sinceramente, tem que se tomar medidas em relação a este problema. As pessoas vêm com merdas a dizer que é uma vida e que abortar é assassínio, mas agora digam-me: o que é melhor? Abortar logo ou depois do parto abandonar a criança em caixotes do lixo ou em orfanatos? Será que ninguém pensa nisto?

Afixado por: †Profetiza†Morta† em setembro 15, 2004 04:29 PM

Esqueci-me de algo importante que queria ter dito no comentário que deixei... Se o Estado não quer legalizar o aborto, ao menos que dê condições às pessoas sejam elas adolescentes ou mulheres maduras para terem os filhos. Mas com a economia de merda e a falta de emprego quem é que se mete num encargo como um filho que cria tanta despesa e é necessário tantas responsabilidades? Quem está empregado nunca sabe o dia de amanhã porque é tudo ou a recibos verdes ou a concratos a curto prazo. Enfim. Se não querem legalizar o aborto que aumentem a qualidade de vida e dêem protecção às mães e ajudem-nas financeiramente!

Afixado por: †Profetiza†Morta† em setembro 15, 2004 04:32 PM

concordo com tudo o que dizes menos com a questão do dilema moral. é um facto que muitas mulheres passam por esse dilema moral. mas também é um facto que muitas o fazem sem pensarem muito nem se preocuparem muito com o assunto (conheço algumas) e isso choca-me.
continua a escrever bem sobre bons temas. venho sempre ler-te.

Afixado por: fairy_morgaine em setembro 16, 2004 11:14 PM

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários!
Profetiza: Bom... tocaste num assunto que eu esqueci no post! Sim concordo, se o estado não quer despenalizar o aborto ao menos devia criar condições reais tanto para o ensino (e consequente responsabilização) do jovens, como para a adopção de crianças, ou para o acompanhamento das famílias das grávidas.
Fairy: Pois, sim.. mas casos de pessoas sem moral ou escrúpulos existem sempre, mas tento acreditar que são casos únicos!

Afixado por: Lady Sianna em setembro 17, 2004 06:32 PM

Lady, é realmente para ti a "inteligência e memória" o grande critério? Sabes, amanhã de manhã vou estar num julgamento em volta de uma criança que nasceu deficiente profunda, talvez por erro médico. Não tem uma coisa nem outra. O que é que nos faz identificarmo-nos com ela o suficiente para perder tempo? (eu sei o que é que os pais acham: "ela sofre". Será o sofrimento o critério da dignidade humana?)

Afixado por: Goldmundo em setembro 24, 2004 04:35 AM